RELATION PLAY



O Relation Play ou Sherborne Developmental Movement é também chamado de “jogo de relações” e é baseado na teoria do movimento humano criada por Rudolf Laban e trabalhada durante mais de 30 anos por Veronica Sherborne, inicialmente no seu trabalho com crianças com dificuldades severas de aprendizagem, mas que tem sido expandida a todas as idades e a todos os tipos de necessidades especiais.

A experiência de movimento é fundamental para o desenvolvimento de qualquer ser humano, sendo ainda mais importante nas pessoas com necessidades especiais. Este método é muito importante pois a linguagem corporal, a mímica e o contacto ocular, estão presentes em todos os movimentos, além do toque, que permite trabalhar a defesa táctil. (ISCO 2008)


Há dois objectivos básicos neste método, a consciência do self (consciência de si próprio) e a consciência dos outros.

· Consciência do self é conseguida através de experiencias de movimento que ajudam a pessoa a concentrar-se e assim ter consciência do que está a acontecer no seu corpo. Isto leva a um auto-conhecimento do seu corpo e uma maior auto-confiança a nível físico e emocional.

· Consciência dos outros é feita aos poucos, interagindo e movendo-se à volta dos outros de modo a encorajar quer o desenvolvimento da confiança quer a formação de relações positivas com os outros. Isto vai promover a capacidade de relacionamento com o meio ambiente e com outras pessoas. (ISCO, 2008)


Há três tipos de jogos de relacionamento:



Jogos de relacionamento “com”


Há um elemento passivo

que recebe os cuidados

do parceiro activo.








Jogos de relacionamento “partilhado”

Os parceiros dão um suporte
mútuo e têm de sentir
o seu corpo e o corpo do
outro.






Jogos de relacionamento “contra”


A criança testa a sua

força dirigindo-a

para uma acção e

ajustando-se à

força do parceiro.







Alguns exercícios de Relation Play demonstrados pelo nosso grupo:



Referências bibliográficas:

- Apontamentos policopiados da aula da Terapeuta Filipa Campos de dia 6 de Janeiro de 2009

- International Sherborne Co-Operation – ISCO (2008). Basic Principles. Acedido a 28 de Dezembro de 2008 em http://www.sherbornemovement.org/Basics.html

2 comentários:

Anónimo disse...

A reportagem sobre Relation Play foi muito utíl, se tiver mais material posta pois é escassa a informação sobre este tema

Anónimo disse...

Teria uma apostila com os movimentos?